Myco4HP seleccionado para financiamento pelo programa BIP PROOF, iniciativa da U.Porto Inovação

Projeto que prevê estudar a associação de uma exposição prolongada a fungos ambientais com o desenvolvimento de pneumonite de hipersensibilidade foi selecionado para financiamento pelo programa BIP PROOF, iniciativa da U.Porto Inovação, que disponibiliza verba para auxiliar projetos inovadores na execução de provas de conceito. 

Myco4HP: diagnóstico (e tratamento) mais eficaz de pneumonite de hipersensibilidade

“A pneumonite de hipersensibilidade (HP) é uma doença pulmonar que resulta de uma inflamação das vias respiratórias e que causa um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes associado a uma elevada morbilidade e mortalidade.” – a explicação é de Rita Santos, investigadora principal do projeto Myco4HP, um dos selecionados para o apoio BIP PROOF. Olhando para os vários estudos que sugerem que a exposição prolongada a fungos ambientais é um dos fatores desencadeadores desta doença, mas também para o cenário português, onde têm verificado que “a percentagem de indivíduos afetados por HP é substancialmente superior a outros países”, a equipa constituída por Rita Santos (i3S), Helder Novais e Bastos (pneumologista do CHUSJ e investigador do i3S), Andreia Coelho (i3), Margarida Saraiva (i3S), Bárbara Macedo (i3S), João Cavaleiro Rufo (ISPUP), David Coelho (pneumologista do CHUSJ) e António Morais (pneumologista do CHUSJ).

Baseando-se nestas evidências, a equipa colocou a hipótese de que o clima em Portugal, aliado à construção das nossas habitações, pode contribuir para uma exposição prolongada a fungos ambientais, “um fator crítico no desenvolvimento de HP”, refere Rita Santos. Com o Myco4HP a equipa pretende, então, caracterizar os fungos aos quais os doentes estão expostos (recolhidos diretamente nas habitações) e, depois, “estimular as células do sangue periférico com extratos desses fungos recolhidos”, explicam. É essa estimulação que vai permitir avaliar “como é que os linfócitos de cada doente respondem: se positivamente, estaremos provavelmente na presença de um indivíduo com HP desencadeada por exposição fúngica”, refere Rita Santos.

Para a equipa, este apoio do BIP PROOF é “extremamente importante para a validação da prova de conceito e para estabelecer qual o melhor cocktail fúngico para estimular as células dos pacientes”. Assim, o valor atribuído será utilizado na aquisição de reagentes laboratoriais e para custear o uso de equipamentos necessários para os testes. “Acreditamos que, conseguindo validar a hipótese e aplicá-la ao diagnóstico, conseguiremos fazer um diagnóstico de pneumonite de hipersensibilidade com maior confiança, evitando o recurso a métodos de diagnóstico invasivo como o caso da biópsia pulmonar”, conclui Rita Santos, acrescentando que o Myco4Hp será, também, valioso para o tratamento da doença: “Ao identificarmos o antigénio causador da doença, identificação essa que falha em cerca de 50% dos casos de HP, podemos propor a evicção da sua exposição, que é o “tratamento” mais eficaz para travar a progressão da doença e, possivelmente, evitar a necessidade de, a longo prazo, avançar para transplante pulmonar”.

https://upin.up.pt/pt-pt/content/bip-proof-2022-2023-60-mil-euros