Doenças Pulmonares Difusas

Ajude-nos a conhecê-las

Projeto FIBRALUNG

Instituições

O i3S poderia definir-se como uma instituição sólida e unificada focada em investigação em saúde, mas o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde vai muito para além disso. A ambição de três institutos de investigação deu origem a uma nova instituição determinada a fazer face aos mais relevantes desafios que a sociedade enfrenta a nível da saúde: envelhecimento, doenças infecciosas, cancro, medicina regenerativa e doenças neurodegenerativas.
A missão do i3S é integrar competências complementares que permitam projetar o instituto a um lugar de destaque no panorama internacional das ciências e tecnologias da vida e da saúde. A esta missão alia-se a nossa visão de destacar o i3S entre os principais protagonistas europeus no âmbito das ciências e tecnologias da saúde.

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) prima pela excelência na formação acadêmica e na produção de ciência de impacto, sendo atualmente uma das instituições de referência em saúde em Portugal. O seu alinhamento estratégico com o Hospital Universitário (CHUSJ) e a adjacência a essa instituição é de suma importância e promove o diálogo dinâmico entre ciências básicas e clínicas e entre ciência de dados e ciências da saúde, garantindo uma posição de liderança na investigação translacional e clínica em Portugal. A criação de um biobanco dentro das instalações da FMUP, cobrindo uma ampla gama de áreas de pesquisa, foi recentemente apontada como uma das prioridades da instituição. O estabelecimento dessa infraestrutura, integrada numa rede nacional de biobancos, permite expandir o potencial da pesquisa clínica e pré-clínica e garante o sucesso de tais projectos como o FIBRALUNG.

Centro Hospitalar Universitário de São João

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) presta cuidados de saúde diferenciados, de uma ampla gama de especialidades médicas, sendo responsável ​​por cerca de 20% da atividade de atendimento hospitalar público do norte de Portugal. É membro da European Reference Network e centro de referência nacional em diversas áreas. Esta instituição possui a maior unidade de Doenças Pulmonares Difusas do país, com mais de 1.500 pacientes em seguimento ativo e cerca de 250-300 novos pacientes todos os anos. A unidade apresenta uma equipa multidisciplinar composta por pneumologistas, radiologistas, patologias e imunologistas, que reúnem regularmente para discutir a orientação diagnóstica e terapêutica dos casos de doentes com Doenças Pulmonares Difusas. Dispõe de um amplo leque de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, incluindo realização de broncoscopia flexível com lavado broncoalveolar e biópsias brônquicas ou transbrônquicas, ecoendoscopia com biopsia aspirativa transbrônquicas de adenopatias hilomediastínicas, biópsia pulmonar cirúrgica ou criobiopsia pulmonar transbrônquica realizada por broncoscopia, e lavagem pulmonar total.